O que é presença digital?
Simplificando, é o espaço que sua marca possui no mundo online. Alguns elementos que fazem parte são:
01 – Seu site
Existem inúmeros motivos, para sua empresa está on-line.
Um dos principais motivos é que a forma de consumir é diferente das décadas passadas. É comum hoje as pessoas pesquisarem antes de comprar ou contratar um serviço.
Um site possibilita a empresa maior credibilidade ao visitante, aonde ele pode ver e até interagir com seu negócio. Outro ponto positivo é que sua exposição aumenta, como foi mencionado acima, a maioria das pessoas estão conectadas.
A Digital Mídia sabe o quanto é importante ter um site, e veja só, você está aqui lendo esse artigo :D.
Você precisa de um site? Ou atualizar um, nós temos as ferramentas e as idéias certas para você!
02 – Suas contas nas redes sociais
A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Veja como elas podem ser integradas:
Tráfego para o site
As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente, gerar leads.
Construção de autoridade
Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.
O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento. Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.
Divulgação
As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido à sua praticidade e aceitação de links.
Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.
Mensuração
Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise. O Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.
03 – Resultados de pesquisa exibidos
Estar bem ranqueado em buscadores, como Google e Bing, é uma exigência para lojas virtuais conseguirem audiência. De acordo com instituições como a Abradi, 93% dos processos de compra online se iniciam nos buscadores. Então, nesse mercado, a máxima “quem não é visto não é lembrado” cabe como uma luva.
Um estudo da Relevance ainda aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Segunda, terceira e quarta colocações recebem 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, evidenciando a importância do ranqueamento. Para disputar o topo dessa lista é necessário um trabalho de SEO consistente e bem planejado.
04 – Anúncios e qualquer outro formato de mídia paga.
1. Gerar mais tráfego para seu site/blog
2. Alcançar resultados mais rápidos
3. Identificar e segmentar seu público
4. Flexibilidade de investimento
5. Formatos para cada tipo de objetivo
6. Fácil mensuração de resultados
A mídia paga apresenta diversos benefícios para impulsionar/acelerar seus resultados. No entanto, é fundamental:
A mídia paga apresenta diversos benefícios para impulsionar/acelerar seus resultados. No entanto, é fundamental:
- Realizar um planejamento das ações;
- Entender a melhor opção para seu objetivo;
- Saber bem que é seu público;
- Testar e otimizar as campanhas;
- Avaliar o desempenho e se está alcançando o ROI.
A vantagem de investir na presença digital é a variedade de ferramentas disponíveis para analisar e mensurar os resultados. Nunca foi tão fácil atingir um amplo público na internet. .
[…] A empresa era nova no mercado. Na verdade, ainda não tinha nem entrado no mercado. Então o desafio era muito maior, pois não havia presença digital. […]